fbpx
Ministério da Saúde aprova no SUS o primeiro medicamento para pacientes com osteoporose grave
15 set, 2022
Todos os canais da farmácia
16 set, 2022

Asma provoca mais de 350 mil internações por ano no Brasil

A asma figura entre as doenças mais frequentes do mundo. Só no Brasil, estima-se que existam 20 milhões de portadores da enfermidade, sendo 5% a 10% com a forma mais grave, cujo controle é mais desafiador. Todo ano, a asma provoca mais de 350 mil internações no país. Para ampliar o conhecimento da população sobre a doença e, em especial, sobre a sua forma mais grave, a AstraZeneca lança a campanha “Não deixe a falta de ar miar seu dia”, que alerta para a necessidade de atenção aos sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento adequados.

“Existem estigmas em torno da doença que precisam ser esclarecidos. Embora não tenha cura, é possível controlar os sintomas. O asmático não precisa ter a sua rotina prejudicada pela falta de ar”, alerta o Dr. Mauro Gomes, pneumologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mesmo para quem já foi diagnosticado e está em tratamento, é importante estar atento à recorrência das crises de fôlego e dos demais sintomas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a asma é uma doença respiratória crônica, que atinge os brônquios, que é são os canais por onde o ar passa até chegar aos pulmões. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, moderada ou grave.

Além do diagnóstico, o paciente deve receber tratamento adequado e individualizado, com as devidas orientações médicas. Um estudo recente revelou melhorias significativas no controle dos sintomas apenas com orientações mais específicas aos pacientes sobre o uso da técnica inalatória – as bombinhas de alívio. “Apesar de existirem muitos tratamentos, a doença ainda mata, em decorrência de suas complicações”, ressalta o pneumologista.

Campanha

Ter asma não significa ter limitações na vida. A AstraZeneca reuniu pacientes, atletas, influenciadores e profissionais de sucesso para demonstrar que os sintomas da doença podem ser controlados, permitindo que a pessoa tenha uma vida plena, exercendo as suas atividades cotidianas, pessoais e profissionais. “Acabamos de lançar o primeiro vídeo da campanha com o Fernando Scherer, o Xuxa, medalhista olímpico que começou a nadar justamente para combater problemas respiratórios”, informa a Dra. Marina Belhaus, diretora médica da AstraZeneca Brasil.

Para mais informações sobre a campanha acesse: Link

A campanha contará com vídeos e conteúdos de conscientização publicados nas redes sociais da AstraZeneca – @astrazenecabr e @fazbem_astrazeneca no Instagram.

×