fbpx
Projeto cria plataforma para facilitar acesso a medicamentos de alto custo
01 ago, 2022
Agosto Branco: Um alerta para o câncer de pulmão em pessoas não fumantes
02 ago, 2022

Aprendizado com a Covid será usado contra a varíola dos macacos

O gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Nélio César de Aquino, avalia que o aprendizado obtido durante toda a pandemia de Covid-19 vai ajudar, agora, a enfrentar o surto da varíola dos macacos

Em entrevista à CNN Rádio, Nélio afirmou que “a organização interna da Anvisa agora é outra. A gente já tem equipe que está acostumada a momentos de crise, o aprendizado foi grande com a Covid-19 e vai ser usado para esse período.”

O especialista destaca também que a situação é “um pouco mais cômoda” do que com a Covid, já que há produtos no mercado – como kits de testagem, medicamentos e vacinas – contra a varíola dos macacos.

A criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox foi anunciada pela Anvisa no dia 27, com o objetivo, segundo Nélio de Aquino, de agilizar ao máximo as análises de medicamentos e vacinas contra a doença.

Essa etapa também será influenciada pelas informações obtidas durante a crise da pandemia de Covid-19.

“A gente teve aprendizado com interlocução e cooperação internacional, especialmente no desenvolvimento das vacinas, para acelerar o processo. É o que chamamos de confiança regulatória, para tratar com outras autoridades e evitar duplicidade de atuação.”

O comitê é constituído por servidores da Anvisa e deve atuar para estabelecer um diálogo com a sociedade acadêmica e coordenar ações em todas as frentes contra a varíola dos macacos.

Fonte: Rádio CNN

×