fbpx
A valorização das farmácias
27 mar, 2023
Associados da Abcfarma e os novos preços dos medicamentos: o benefício de estar sempre atualizado
29 mar, 2023

App que lê rótulos de alimentos chega às farmácias

O NuRótulo vai poder identificar, em tempo real, componentes alergênicos em medicamentos

A angústia do casal Maira e Rodrigo Figueiredo com a saúde da filha Helena transformou-se em uma startup inclusiva, para pessoas com restrição alimentar. A NuRótulo desenvolveu um app gratuito que auxilia pessoas como Helena, ao ler o código de barras do alimento e indicar a presença de algum ingrediente que possa causar alergia. Agora, o app criado pelo casal estenderá a operação para medicamentos.

No momento, a plataforma está integrada ao Cadastro Nacional de Produtos da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, acessível às empresas fabricantes de alimentos. Com a inclusão nesse cadastro, o consumidor passa a ter acesso imediato aos componentes alergênicos do item, juntamente com indicações  de geolocalização que identificam, em tempo real, supermercados e minimercados mais próximos que comercializam cada item.

Essa mesma solução possibilitará o rastreamento de farmácias que vendem alimentos e suplementos vitamínicos, ao mesmo tempo em que vai viabilizar a leitura de medicamentos e das suas propriedades e contraindicações.

Doença da filha estimulou soluções tecnológicas

Maira e Rodrigo viveram um drama diante de uma reação anafilática da filha Helena, então com oito meses de idade. O diagnóstico foi de alergia severa a leite de vaca e derivados, capaz de levar à morte. Foi o estímulo para o casal pesquisar o assunto e descobrir um amplo universo de pessoas convivendo com a alergia e intolerância alimentar. Estima-se que, até 2030, metade da população brasileira apresente alergia a algum tipo de alimento. E, segundo a última pesquisa realizada pela Anvisa a respeito do tema, 58% das rotulagens foram classificadas como insatisfatórias em relação a advertências sobre alergênicos.

A NuRótulo criou o primeiro protótipo do aplicativo em 2017. Em janeiro de 2020, o Sebrae selecionou a startup para participar do programa ALI (Agente Local de Inovação), sendo reconhecida como projeto inovador na área da saúde.

“A NuRótulo presta serviços inestimáveis à população e incentivando a sustentabilidade empresarial. Com a crescente relevância das farmácias como espaços de bem-estar e atenção primária, podemos ajudá-la a espalhar essa iniciativa , enfatiza Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures – primeira corporate venture builder dedicada ao varejo farmacêutico do Brasil. Criada pelas redes de farmácias Drogal e Indiana, a organização seleciona startups que apresentam sinergia com o Varejo Farmacêutico. Em sua tese de investimento, busca soluções relacionadas a Serviços de Hub de Saúde, Experiência do Cliente, Logística e Estoque, Data Analytics e Gestão de Profissionais. A NuRótulo é uma dessas novas soluções.

Fonte: Scritta

×