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Anvisa veta marca própria de remédios para farmácias

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Resolução 768 da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária manteve a proibição do uso de marca própria de medicamentos para o varejo. Essa decisão está no bojo de uma ampla discussão setorial que tratava também de muitos outros temas que envolvem as novas regras para a rotulagem dos medicamentos no Brasil

Estabelece a redação do Art. 8º da Resolução: “Não será admitida a inclusão de nome, marca, logomarca e/ou identidade visual dos estabelecimentos que somente comercializam ou dispensam medicamentos diretamente ao consumidor”.

Vale destacar que o termo “marca própria” é dado ao uso de nome, marca, logomarca e/ou identidade visual pelos estabelecimentos que comercializam medicamentos diretamente ao consumidor, como distribuidoras, farmácias e drogarias.

Exclusivamente para medicamentos

Também importante ressaltar que a medida se refere exclusivamente a medicamentos – portanto, estão fora dessa regulação outras categorias de produtos, como suplementos, vitaminas, etc.

“A decisão levou em consideração todos os impactos e uma ampla análise setorial do mercado farmacêutico brasileiro, bem como a mensuração dos riscos e as consequências concorrenciais em países nos quais essa prática já foi adotada. Nos últimos meses, foram apresentados à Anvisa vários documentos que visavam dar suporte para essa tomada de decisão”, informa Edison Tamascia, presidente da Federação Brasileira de Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).

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