fbpx
Mudanças no cálculo do ICMS de medicamentos no estado de São Paulo
01 out, 2021
Bayer lança aplicativo inovador para ajudar mulheres a entender o fluxo menstrual
04 out, 2021

Anvisa esclarece sobre distribuição, armazenagem e transporte de fármacos

Documento traz perguntas e respostas sobre o desenvolvimento de inspeções em armazenadoras, distribuidoras, armazéns logísticos e transportadoras de medicamentos.

A Anvisa publicou um documento com perguntas e respostas sobre a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 430/2020, que dispõe sobre boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos. O material traz esclarecimentos para todo o setor farmacêutico e para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) sobre o desenvolvimento de inspeções em armazenadoras, distribuidoras, armazéns logísticos e transportadoras de fármacos no país.   

De acordo com a Agência, o objetivo é reforçar o entendimento sobre a norma, bem como sua aplicação, além de propiciar um maior controle de qualidade dos medicamentos que circulam em todo o território nacional. 

A Anvisa esclarece que, embora alguns dispositivos da RDC 430/2020 já tenham entrado em vigor desde a data da publicação da norma no Diário Oficial da União (D.O.U.), em 9 de outubro de 2020, outros possuem um período de transitoriedade para vigência, começando a valer apenas em 16 de março de 2022. 

Leia a íntegra do documento Perguntas e Respostas – RDC 430/2020, disponível no portal da Agência.  Você também pode acessar o documento pelo Portal do Associado ABCFARMA.