fbpx
Anvisa aprova uma nova opção de medicamento similar para insônia
22 mar, 2019
Drogarias Pacheco realiza mutirão no Centro do Rio e oferece serviços gratuitos aos cariocas
23 mar, 2019

Alerta ao câncer colorretal – Ibirapuera recebe réplica gigante de intestino humano em ação de conscientização

  • No dia 23/03 o parque em SP será palco de evento informativo sobre a doença com alta incidência em homens e mulheres
  • Objetivo da ação é informar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença
  • Profissionais de saúde estarão presentes para prover mais detalhes sobre a doença à população.

Março é o mês da conscientização do câncer colorretal, conhecido também como câncer do intestino grosso ou câncer de cólon e de reto. Como parte do trabalho de conscientização sobre a doença, no dia 23 de março, a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI) instala no Parque Ibirapuera, uma réplica de um intestino em tamanho gigante. No interior da estrutura, estarão representadas as enfermidades como hemorróidas, doença inflamatória, pólipos, divertículos e o câncer, que serão explicadas por profissionais de saúde.

O câncer colorretal é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no Brasil. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima cerca de 17 mil casos novos em homens e 18 mil em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019¹. A nível mundial representa 1,4 milhão de casos novos e quase 700 mil óbitos em 2012¹.

“A ação no Parque Ibirapuera visa conscientizar a população, de forma dinâmica, com informações importantes sobre as causas desse câncer, mostrando como a prevenção pode ser simples, com maior chance de sucesso no tratamento, quando a doença é diagnosticada precocemente” explica a Dra. Angelita Habr-Gama, presidente da ABRAPRECI.

Junto com o Intestino Gigante, estará montado um céu de guarda-chuvas coloridos, tema da campanha Março em Cores para a conscientização da doença e proteção dos pacientes. São oito instituições de médicos e pacientes apoiando a iniciativa do mês colorido, afinal o Câncer Colorretal não pode passar em branco: Instituto Oncoguia; Instituto Vencer o Câncer; Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (ABRAPRECI); Associação Nossa Casa; o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec); Amor e União Contra o Câncer (AMUCC); Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HumSol); Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Serviço:

Data: 23/03/2019

Horário: das 09h às 17h

Endereço: Parque do Ibirapuera

Sobre o Março em Cores

Realizado pela Merck em parceria com associações de pacientes, o Março em Cores, um mês inteiro de muita informação e conscientização sobre o câncer colorretal. Para contribuir com esse movimento, basta doar a sua positividade. Seja compartilhando nossos posts ou publicando fotos ou vídeos cheios de cor, sempre com as hashtags da campanha. Juntos, vamos colorir as redes sociais e trazer mais energia positiva para um assunto que não pode passar em branco.

Mais informações: https://www.facebook.com/grupomerckbrasil #MarçoEmCores #CCrComMaisCor #MerckOncologia

Sobre o câncer colorretal

O câncer de cólon e reto é uma doença influenciada por causas genéticas, ambientais e relacionados ao estilo de vida. Os fatores de risco incluem o consumo de bebidas alcoólicas, a baixa ingestão de frutas e vegetais, o alto consumo de carnes vermelhas e de alimentos processados, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.

Os sintomas mais comuns são: alteração do ritmo intestinal, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e dor ao evacuar. Porém, a fase inicial da doença costuma ser assintomática. Por esse motivo, os exames de rotina, como a colonoscopia, são fundamentais para a detecção precoce da doença.

Após o diagnóstico e identificação do melhor tratamento, é importante o paciente cuidar da qualidade de vida. Manter uma alimentação balanceada, com o apoio de um nutricionista, e fazer uma atividade física recomendada pelo profissional especializado são fundamentais durante o tratamento.

Referências:

1 – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Estimativa 2018: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2019:34-65.

2 – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Estimativa 2016: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2015. p. 7-122

3 – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro, 1996-2012. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colorretal/sintomas. Acesso em: 25 Fev, 2019.

4 – Seixas, RJ, et al. Atividade Física e Qualidade de Vida em Pacientes Oncológicos durante o Período de Tratamento Quimioterápico. Revista Brasileira de Cancerologia 2010; 56(3): 321-330. Guia de nutrição para pacientes e cuidadores: orientações aos pacientes.

×