fbpx
29 de Outubro – Dia Mundial do Combate ao AVC
29 out, 2020
30 de outubro: Dia do Balconista hoje e sempre!
30 out, 2020

Aché inaugura InSPIRe Lab, laboratório que atuará por meio da análise de Big Data e inteligência artificial, para acelerar sua inovação incremental e radical

A análise de Big Data e a utilização de inteligência artificial, pioneira na indústria farmacêutica nacional, permitirão a predição de atividades terapêuticas para produtos naturais, o design de novas moléculas e a priorização de tecnologias farmacêuticas para aplicação em moléculas

O Aché está inaugurando o seu primeiro laboratório voltado exclusivamente para análise de dados em larga escala (Big Data) e inteligência artificial. Instalado no complexo industrial de Guarulhos, em São Paulo, o InSPIRe Lab (In Silico Prediction, Information & Research Lab) atuará por meio da estruturação, integração, análise e predição in silico a partir de grandes volumes de dados científicos (químicos, biológicos e farmacêuticos) de propriedade da empresa ou disponíveis na literatura mundial. O objetivo é gerar novos insights sobre usos terapêuticos de produtos naturais, planejar novas moléculas derivadas e/ou inspiradas por estes, predizer suas propriedades biofarmacêuticas, além de auxiliar o processo de aplicação de tecnologias farmacêuticas inovadoras a moléculas naturais e sintéticas.

O InSPIRE Lab passa a operar com capacidade computacional em nuvem e a contar com cientistas de dados, bioinformatas e químicos computacionais que irão impulsionar os esforços para acelerar a inovação incremental e radical da empresa, além de tornar mais ágeis processos e tomadas de decisão em pesquisa e desenvolvimento (P&D). As ferramentas e algoritmos computacionais contribuirão, por exemplo, para a predição de atividades farmacológicas de moléculas, suas propriedades biofarmacêuticas e físico-químicas, além de perfis farmacocinéticos e toxicidade potencial. Além disso, o InSPIRe Lab irá disponibilizar dados, análises e predições através do uso de inteligência artificial para todas as áreas do Aché por meio de plataformas analíticas já implementadas, visando fomentar a inovação dentro da empresa.

Segundo Cristiano Guimarães, Diretor de Inovação Radical, responsável pelo projeto, a iniciativa ampliará a capacidade tecnológica do Aché em P&D: “Com o InSPIRe Lab, nosso objetivo é gerar novos insights, iniciativas e projetos para acelerar o desenvolvimento de produtos inovadores e apoiar a tomada de decisões que sejam estratégicas para a inovação do Aché”, comenta o executivo.

Amplos investimentos em inovação e laboratórios de última geração

Além do InSPIRe Lab, o Aché conta com outros laboratórios de ponta. Um deles, o Laboratório de Design e Síntese Molecular, foi inaugurado em 2015 para desenvolver soluções terapêuticas inovadoras para necessidades médicas não atendidas e para apoiar processos regulatórios de renovação e manutenção de registros de medicamentos da empresa. Este laboratório foi ampliado recentemente na planta de Guarulhos, contando agora com uma área total de 300m2 e equipado com instrumentação de última geração. Neste laboratório já foram desenhadas e sintetizadas mais de 1000 moléculas para os diferentes projetos da Companhia. A expansão do laboratório reafirma o compromisso do Aché com a inovação, além do pleno atendimento às demandas regulatórias para defesa do portfólio.

A plataforma de inovação Bioprospera®

O InSPIRe Lab e a expansão do Laboratório de Design e Síntese Molecular são peças importantíssimas no planejamento estratégico da empresa, que tem a plataforma Bioprospera® como central na inovação do Aché. Esta plataforma tem como objetivo descobrir e desenvolver medicamentos inovadores a partir de fontes naturais, em especial da biodiversidade brasileira, que é a maior e mais diversa do mundo. A plataforma Bioprospera® já entregou um case de sucesso, um medicamento anti-inflamatório tópico contendo o óleo essencial de Cordia verbenacea, que foi o primeiro produto farmacêutico inovador 100% brasileiro, totalmente desenvolvido no Brasil. Com base no legado deste produto, a plataforma Bioprospera® produziu o que pode vir a ser outro case de sucesso, uma terapia experimental oral para tratamento do vitiligo, que se encontra em desenvolvimento clínico global. Ambos os laboratórios visam acelerar a plataforma Bioprospera® através da entrada de projetos ainda mais promissores no pipeline de inovação radical e sua execução com excelência para o desenvolvimento de tratamentos inovadores para necessidades médicas não atendidas globais.

Sobre o Aché Laboratórios Farmacêuticos

Empresa 100% brasileira, fundada há 53 anos, o Aché está posicionado entre as três maiores corporações farmacêuticas do Brasil, cumprindo o propósito de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Ao manter seu foco em inovação e excelência operacional, disponibiliza ao mercado produtos com reconhecida qualidade, inovadores e acessíveis. Emprega mais de 5.000 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 357 marcas em 899 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs), que cobrem 142 classes terapêuticas e 18 especialidades médicas. Os produtos do Aché, desenvolvidos para registro em mercados altamente regulamentados, estão presentes em 29 países na América Latina, África, Ásia e Europa, dentre eles: Brasil, Arábia Saudita, Argélia, Cabo Verde, Catar, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Emirados Árabes, Equador, Geórgia, Guatemala, Honduras, Japão, Kwait, Líbia, México, Moçambique, Nicarágua, Omã, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, Vietnã.

Possui cinco plantas industriais: em São Paulo, capital; em Guarulhos, estado de São Paulo; em Londrina, no Paraná – empresa Nortis; em Anápolis, estado de Goiás – empresa Melcon, nossa mais recente aquisição, e em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Além disso, a empresa possui 25% da Bionovis fruto da joint-venture com outras três empresas farmacêuticas brasileiras.

×