fbpx
Dez erros que podem matar uma live
18 jan, 2021
20 de janeiro: Dia do Farmacêutico
20 jan, 2021

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil parabeniza os profissionais de saúde

Manifesto
ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL
Academia Nacional de Farmácia

PARABÉNS PROFISSIONAIS DA SAÚDE BRASILEIROS!!
DIA HISTÓRICO NO COMBATE À COVID-19

O dia 17 de janeiro de 2021 ficará marcado na história do Brasil pela decisão da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que autorizou o uso emergencial de vacinas para prevenir a COVID-19. Essas vacinas serão produzidas pelo Instituto Butantan e por Biomanguinhos/FIOCRUZ.

A ANVISA utilizou critérios embasados nas Ciências Farmacêuticas, tais como: tecnologia, farmacovigilância, estudos pré-clínico e clínico, marco regulatório, sistema da qualidade, gerenciamento de risco, boas práticas de fabricação, dentre outras, para fundamentar a decisão.

Algumas categorias de profissionais atuam nas Ciências  farmacêuticas como: farmacêuticos, médicos, veterinários, biólogos, biomédicos, engenheiros, químicos e advogados que se ocupam da tecnologia, sistema da qualidade, farmacovigilância, ensaios pré-clínicos e clínicos, legislação farmacêutica, dentre outras boas práticas.

Um produto médico, como uma vacina, é fruto de pesquisas iniciadas há mais de 100 anos, que agregam conhecimentos multidisciplinares e, com certeza são integrante das Ciências Farmacêuticas.

A base regulatória da ANVISA, para aprovação do uso emergencial tanto de medicamentos como de vacinas, já estava estabelecida no art. 23 do anexo da RDC nO 55 de 16 de dezembro de 2010.

A liberação de uso emergencial de vacina para prevenção da COVID-19 é a primeira vitória do Brasil, já que agora essa é a única forma eficaz de retomar plenamente as atividades industriais, comerciais e de serviços, que constituem a base da economia, bem como para que possamos renovar nossas relações afetivas e, principalmente, assegurar o direito à vida da população brasileira.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, congratula-se com a ANVISA, com o Instituto Butantan e com a Fiocruz neste histórico dia 17 de janeiro de 2021.

Vacina e Vacinação Já.

×