fbpx
MedLevensohn inicia campanha de popularização de testes IgG e IgM
15 jun, 2021
Nova Geração Cimed
17 jun, 2021

A importância do Mindfulness é o tema da live da diretora-geral nesta quarta-feira

Young african american woman meditating in nature

O que a apresentadora de TV nos Estados Unidos Oprah Winfrey, o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês) e a empresa de tecnologia Google têm em comum? A resposta está no “mindfulness”, uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que foi adaptada para o Ocidente. Em um resumo simplificado, trata-se de aprender a ter foco no presente e livrar a cabeça de distrações. E é sobre esta técnica que a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, fará uma live no instagram (@ilana_trombka) com o médico psiquiatra Marcelo Trombka nesta quarta-feira (16), às 17h.

— O Marcelo é um PhD em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, especialista em mindfulness, que traz um ponto de vista científico sobre a prática e que vai nos explicar como ela pode fazer com que passemos melhor esse momento tão difícil de pandemia – afirma Ilana.

Sobre o Mindfulness – No século 20, toda essa sabedoria milenar ganhou roupa nova pelas mãos do biólogo americano Jon Kabat-Zinn. No início dos anos 70, quando era estudante do MIT, ele assistiu a palestra de um mestre zen que mudou sua vida. Em 1979 criou uma clínica experimental dois colegas e passou a ensinar técnicas budistas a pacientes com dores crônicas. O bom resultado obtido chamou a atenção da faculdade de medicina da Universidade de Massachussets que adotou um programa de oito semanas de aulas denominado Redução do Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR, na sigla em inglês). Isto se tornou a base das aplicações na área de saúde que são utilizadas atualmente e tratam bulimia, ansiedade, depressão, entre outros transtornos.

O fato de Jon Kabat-Zinn estruturar um programa de aulas com roteiro e com tempo determinado criou condições para a observação científica. A meditação, na forma do mindfulness, pôde passar a ser pesquisada e o aspecto religioso da prática deixou de ser o ponto central. O resultado foi a disseminação da prática por um grande número de instituições de pesquisa em saúde e também a proliferação de centros como o criado por Kabat-Zinn e, também, a adoção da prática no mundo corporativo como forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e influenciar na produtividade.

Sobre o convidado – Marcelo Trombka é Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); é Certificado em Ciência do Bem Estar pela Universidade da Califórnia (EUA); fundador do Viva Mindfulness; possui Treinamento em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness pelo Oxford Mindfulness Centre (Reino Unido); fez Doutorado sanduíche, como pesquisador colaborador e instrutor no Centro para Mindfulness e Compaixão da Harvard Medical School (EUA).

×