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A falta da sua profissionalização gera riscos para sua empresa

Você, que atua no varejo farmacêutico brasileiro, tem percebido que as margens estão cada vez menores, a disputa pelos clientes está maior e a “guerra” para blindar seu território, e conquistar outros, está cada vez mais desafiadora, principalmente se você for o dono de uma farmácia independente.

Quero dizer a você que chegou o momento de olhar para seu negócio com uma visão ainda mais profissional.

No Brasil, alguns empresários só “auditam” o seu próprio negócio quando percebem que já perderam participação no mercado (market share), seja em números de lojas ou no seu faturamento. Não seja mais um desses empresários. Tenho a oportunidade de conhecer muitas empresas, conhecer milhares de empresários e milhares de equipes de vendas em todo o Brasil. E compartilho aqui com você, que ainda tem farmácias que não possuem um processo desenhado sobre coisas básicas – como, por exemplo: 1) como atender o cliente; 2) o que fazer em caso de urgência e emergência; 3) lidar com a devolução de produto; 4) e cancelamentos de vendas. E e outros.

Quando esses processos não estão claros para todos os envolvidos (a equipe e o cliente), isso gera um desconforto para ambos e isso resvala diretamente na jornada de compra do seu cliente externo e no clima de trabalho do seu cliente interno (sua equipe). Sugiro também uma reflexão sobre as estratégias comerciais e de marketing.

Muitas vezes, além de não saberem o que de fato pode ser feito, as estratégias não são baseadas nas necessidades dos clientes mas na base do “eu acho que é isso ou aquilo”. Algumas tomadas de decisões são baseadas no feeling e não em análise de indicadores de performance (KPIs). Se você tem um processo desenhado de maneira correta, uma estratégia definida e verdadeiramente sabe comunicá-la de maneira clara para sua equipe, as chances de você conquistar vitórias são maiores.

Reflita também sobre as pessoas que trabalham com você se realmente “vestem a camisa da sua empresa”. Analise os indicadores dessas pessoas (vendas, postura e posicionamento com o cliente e com a equipe), faça pesquisas de “clima” dentro da sua empresa, identifique pessoas com potenciais latentes e identifique colaboradores que, neste momento, estão atrapalhando a performance da empresa.

Crie planos para provocar a mudança dos processos, da estratégia e também de pessoas, quando necessário. Você pode ter sido um empresário de sucesso no passado, mas, por continuar pensando da mesma forma, você tem perdido participação no mercado e, consequentemente, tem perdido dinheiro.

Faça uma reflexão sobre o que é bom e deve continuar; o que é bom mas pode melhorar; o que é ruim e deve melhorar. No momento em que você estiver disposto a agir, a probabilidade de você voltar a ganhar dinheiro e ter uma empresa saudável pode aumentar significativamente!

Que a sua empresa e você consigam ter ainda mais lucros e perenidade nesse mercado competitivo!

Pedro Dias

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