Nosso segmento sempre foi e sempre será muito respeitado no mundo corporativo. Todas as áreas de saúde estão em alta e a farmácia se “valorizou” ainda mais nesse novo cenário. Hoje, no pós-pandemia, o ser humano se preocupa mais com a saúde, com o bem-estar e com a qualidade de vida. Isso traduz a importância que as pessoas dão para cuidados com a saúde. E onde a farmácia entra nisso? Em tudo!
A farmácia se tornou o local de “aconchego”, de paz e de esperança para todos nós. Estar na farmácia hoje não é apenas o ato do consumo, mas sim de esperança que a vida tenha mesmo retomado seu fluxo normal. Existem alguns tipos de farmácias que destaco aqui: as populares, as conceituais, as “express” e as assistencialistas – essas é que vamos mais destacar aqui, pois apresentam um foco em serviços, fidelização e utilizam o encantamento como estratégia, baseadas em dois princípios importantes: pessoas e experiências.
Alguns pontos importantes para fidelização:
As perguntas que faço são: você e sua equipe estão prontos para isso? As pessoas que vestem a camisa da sua farmácia estão motivadas? Estão preparadas para dar uma atenção especial?
Dica: invista na capacitação da equipe, promova e participe de reuniões proativas e treinamentos, e se atualize sempre. Acompanhe as pessoas, motive-as, inspire-as e busque permanentemente a satisfação do cliente.
Dica: o cliente da primeira compra precisa ser cadastrado, você precisa conhecer esse cliente, entender seu perfil e promover algo “exclusivo” para ele, fazendo se sentir especial e único. Muitos não valorizam o feedback do cliente, mas ele, além de ajudar na melhoria contínua da empresa, contribui muito para sua marca ser valorizada. A experiência do cliente se dá desde a entrada na loja, o que torna necessário ter uma loja organizada, limpa, atrativa, com um mix e um sortimento “fartos” – até a saída, onde o profissional encerra ou fecha o atendimento com um sorriso de gratidão. Crie uma agenda e realize ações de saúde, dia da melhor idade, promova serviços e valorize a experiência do cliente.
Dica: nem que seja um “estoura balão premiado”, faça algo diferente, crie um vínculo com seu cliente que o faça ter incentivo para prestigiar sua farmácia.
Dica: destaque os antibióticos comprados pelo cliente, faça um cadastro à parte com eles e comece a ligar para o seu cliente após o tratamento, manifestando interesse pelo sucesso da terapia. Certamente o cliente irá valorizar essa sondagem e o compromisso moral será ativado. Na próxima demanda de prescrição, o cliente vai voltar à sua loja e valorizar seu trabalho.
Dica: busque parceiras – várias empresas oferecem apoio aos seus clientes. Distribuidoras como DP4, Aikon e VPhar atuam fortemente em ações de saúde com seus parceiros. Algumas indústrias também atuam, com tendas e profissionais para prestar serviços diferenciados.
O encantamento passa por pessoas. Precisamos apertar o play da equipe, valorizar o ser humano, tendo olhos clínicos para as necessidades do nosso cliente, com o pensamento voltado para a cura, para a solução e para a melhoria da vida dos clientes.
Cada cliente que entra na farmácia hoje precisa ser acolhido, precisa ser visto e valorizado. E, para encantarmos, precisamos ter uma equipe preparada e estimulada a fazer um trabalho diferenciado e encantador, com foco na fidelização e na valorização do cliente.
“As pessoas fazem a diferença. Motivadas e preparadas, elas fazem o impossível ser realidade”.
Juntos Somos Mais!
Obrigado e bons negócios!
Marcel Bittencourt – Consultor, coach e palestrante
Entre em contato: marcel.mbconsultoria@hotmail.com
Fundador da MB Consultoria & Treinamentos, ex-executivo de marketing do Grupo NC. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado farmacêutico, tendo iniciado sua carreira como office boy, sendo também um atendente de farmácia destacado em vendas e gestor com grande experiência em liderança de pessoas.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |