fbpx
Adesão ao Programa Farmácia Popular do Brasil pelo Conecte SUS
02 mar, 2023
Gravidez e diabetes: mitos e verdades
03 mar, 2023

A dinâmica mensal da lista de preços – Atualizados em todas as edições da Revista Abcfarma!

Por: Celso Arnaldo Araujo

Por ser o varejo farmacêutico o único setor tabelado da nossa economia, com reajuste anual dos produtos sistematicamente no começo do mês de abril, ainda há quem considere que os medicamentos apenas subam uma vez ao ano – e permaneçam inalterados nos meses seguintes, até o próximo aumento, o que dispensaria a atualização mensal obrigatória da referida lista.

No dia a dia dos medicamentos nas prateleiras das nossas farmácias, isso reflete um desconhecimento generalizado do mercado.

Um exemplo gritante está diante de nós: o reajuste anual de preços dos medicamentos só começa a vigorar oficialmente no começo de abril – e os preços majorados já estarão na edição desse mês da Revista Abcfarma, juntamente com as novas alíquotas do ICMS em 12 estados. Mas a versão digital estará à disposição de nossos associados já antes da revista, com todos esses dados. Como ressaltamos antes, isso não quer dizer que só a revista de abril, ano a ano, tem alterações na lista. Para se ter uma ideia, a edição de março traz as seguintes alterações em sua lista de preços, mantendo nossos associados plenamente atualizados:

 

*600 produtos da lista com aumento de preços – que, em meses anteriores, estavam sendo oferecidos ao mercado com números inferiores ao preço máximo ao consumidor

*144 novos medicamentos acrescentados à lista

*194 produtos com redução de preços – sim, a lista é de preços máximos e pode ser adaptada às leis de mercado adotadas pelos fabricantes

*96 medicamentos desativados – que não mais aparecerão na lista.

Essas variações comerciais ocorrem todos os meses, em menor ou maior grau – e isso reforça a importância comercial e legal de se ter à mão, permanentemente, a lista atualizada dos medicamentos oferecidos nas farmácias brasileiras pela Revista Abcfarma.

Seja um associado da ABCFARMA – você só tem a ganhar, mesmo reduzindo preços.

Acesse o Portal do Associado ABCFARMA para mais informações!

×