fbpx
Grupo de 63 entidades divulga 3ª carta contra a reforma do Imposto de Renda
25 ago, 2021
O que é PF: saiba tudo sobre o Preço Fábrica
02 set, 2021

A campanha Setembro Amarelo salva vidas! 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir esses números, a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje alcança o Brasil inteiro. Para isso, o apoio de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, a ABP conseguiu espaços inéditos na imprensa e firmou muitas parcerias. A entidade conseguiu também iluminar monumentos históricos e pontos turísticos. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram nesse movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor  (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, se uniram à campanha no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participam de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Há material disponível para auxiliar a todos, durante todo o ano.

​São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Divulgue a campanha entre os seus clientes e parceiros e ajude a salvar vidas!

 

 

×