A Farmácia, como especialidade magistral, teve origem no século 10, com o surgimento das chamadas boticas – ou apotecas – com remédios feitos a mão, para uma elite. Na época, medicina e farmácia eram uma só profissão. Cabia ao boticário reconhecer e curar as doenças – mas já seguindo regras rigorosas. A partir de meados do século 20, a sociedade passa a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico – e a especialidade evoluiu aos dias de hoje, quando a farmácia, que se estende a 90 mil pontos no Brasil, se tornou um hub nacional e coletivo de saúde, servindo sobretudo à população mais carente de cuidados médicos. Farmácia e saúde, portanto, hoje têm tudo a ver – regulados pela Vigilância Sanitária, que, não coincidentemente, também celebra seu dia neste mesmo 5 de agosto.
Dia Nacional da Farmácia
A farmácia é parte fundamental do sistema – como o estabelecimento de promoção da saúde por excelência. É nela que o paciente vai buscar o medicamento prescrito para o tratamento de sua doença e adquire produtos para a melhoria de sua qualidade de vida, bem-estar e autocuidado – com o farmacêutico sempre presente para oferecer a melhor assistência possível.
Dia Nacional da Saúde
Claro que todo dia é Dia Nacional da Saúde. Mas essa data, particularmente, foi escolhida em homenagem ao médico e cientista paulista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto, por sua contribuição gigantesca para a erradicação de várias epidemias no Brasil – entre elas, a peste, a febre amarela e a varíola.
Dia Nacional da Vigilância Sanitária
Momento para reverenciar toda a estrutura pública que nos proporciona a segurança de serviços e medicamentos – e a Abcfarma cumprimenta especialmente os técnicos e diretores da Anvisa. É dia de homenagear os profissionais da saúde que atuam na Vigilância Sanitária, entre eles o farmacêutico, cujo papel é fundamental para o acesso aos tratamentos e à prevenção.
Também é dia de destacar as novas e quase obrigatórias técnicas de gestão de farmácias, compatíveis com os dias de hoje – como ensina aqui Cadri Awad, diretor do Instituto Bula, especializado na gestão do varejo farma
Gestão em tempos de mudança ou mudança em tempos de gestão?
Se você é proprietário de uma farmácia localizada num bairro de uma pequena ou grande cidade, muito provavelmente movido pelos episódios dramáticos provocados pela pandemia, buscou nos últimos dois anos ganhar a internet através do e-commerce, marketing place e redes sociais, assim como fortalecer ou implantar o sistema delivery. E, num movimento contrário, vemos marcas de grandes redes que há anos tentam se consolidar com e-commerce, reorganizando seus projetos de abertura de novas lojas, com foco nos bairros e cidades de menor porte por todo o Brasil. Isso demonstra o potencial dos PDVs da periferia das cidades e das cidades de menor porte, demonstrado durante a pandemia.
Mas o que isso muda para o nosso mercado?
Na prática nada! E sabe por quê? Porque isso só mostra o que você já sabe ou deveria saber há muito tempo: precisa profissionalizar ainda mais o seu negócio e estar atento, mais do que nunca, a algumas tendências do mercado:
Enfim, o mercado incorporou algumas mudanças na gestão e nem todas elas são tão novas assim, mas começaram a chamar a atenção do mercado. O grande risco se refere às farmácias que nem sequer exploraram todo o potencial que têm em suas respectivas regiões e estão buscando alcançar outras regiões, seduzindo-se com as possibilidades de ferramentas como o e-commerce.
O gestor de farmácia precisa fazer seu planejamento de marketing estratégico e definir o que e como irá aproveitar todas as oportunidades e cenários que se desenham nos próximos meses para seu negócio. Na época da pandemia, muitos profissionais chegaram a cogitar que o PDV fosse acabar ou reduzir sua importância. Mas estamos convivendo com os dois canais e, neste momento, é fundamental fazer um projeto de viabilidade e incluí-lo no planejamento estratégico da empresa.
Quer ter sucesso neste mercado? Lembre-se de que algumas coisas nunca mudam – o fato é que sua farmácia tem que investir cada vez mais em gestão de alto nível, indicadores financeiros e de atividade, precificação inteligente, ações de vendas e marketing, gestão do estoque e compras. E adotar tributação de precisão para não pagar impostos indevidamente.
Seja o gestor que a sua empresa merece!
Cadri Awad, farmacêutico/consultor de empresas e sócio proprietário do Instituto Bulla, empresa especializada em Gestão de Varejo Farmacêutico. E-mail: cadri@institutobulla.com.br
Canais de contato da Abcfarma:
Portal do Associado: https://bit.ly/3zpelwB
Redes Sociais:
Instagram: https://bit.ly/3Bxep05
Facebook: https://bit.ly/3PTjVP2
LinkedIn: https://bit.ly/3OSjkM3
Youtube: http://bit.ly/3LOt77Y
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |