fbpx
O que fazer após “torcer o pé”?
16 dez, 2019
Fim de ano: ansiedade e depressão podem aumentar neste período
17 dez, 2019

2020 bate à nossa porta. E o que estamos planejando para que seja um ano de sucesso? Investir em pessoas ou em tecnologia?

Eu tenho convicção que essa deve ser uma dúvida que está na cabeça de todo gestor de farmácias e redes. E a resposta é obvia. Em ambos.

Em 2019, os avanços em tecnologia foram visíveis. Redes automatizando seus processos de vendas, tanto presencial como no e-commerce, criando PBMs próprias, aplicativos de vendas e até de gestão de equipes.

No entanto, ainda há empresas que ainda não dão a devida importância às pessoas em seu negócio, por considerar que esse não é um investimento importante – um grande erro das independentes e das menores redes. As grandes redes já estão mais atentas a essa realidade.

Por exemplo, a RD, dona das marcas Drogasil e Droga Raia, aposta na tecnologia como grande diferencial para seus negócios, mas não descuida de sua equipe. Basta ver sua marca, em que recebe grande destaque a expressão GENTE, SAÚDE E BEM-ESTAR. Vemos aí, claramente, a preocupação com sua gente, seus colaboradores, seus acionistas e seus fornecedores.

Seu planejamento para 2020 já deve estar sendo efetuado, mas ainda cabe pensar no assunto – e incluir como prioridades a tecnologia e as pessoasm, conjuntamente.

No varejo farmacêutico, a tecnologia tem espaço para grande contribuição, com certeza, mas ainda é necessário o contato humano. E só podemos confiar o primeiro contato com nosso cliente a quem confiamos e confia em nós. E essa confiança só é conquistada com um relacionamento de troca e harmonia.

Mas o fato concreto é que ainda vivemos o dilema: PESSOAS OU TECNOLOGIA? Na verdade, um precisa do outro.

Se, por um lado, a tecnologia através do CRM (Costumer Relationship Management/em português, Ferramenta de gestão de Clientes), um software de gestão de estoques, controle de perdas e redução de despesas, contribui para o aumento de vendas e aumento da rentabilidade, por outro, a equipe de colaboradores é peça fundamental para esses resultados. Dela sairá a aplicação prática da tecnologia – e seu sucesso depende da motivação do pessoal.

Gente deve ser tratada como gente. Máquina deve ser tratada como máquina. Um a serviço do outro, sempre. Hardware e software de qualidade, com gente de qualidade, para o desenvolvimento da empresa.

E, cada vez mais, o varejo no mundo está entendendo essa realidade e colocando-a em prática. E nós, em nossas farmácias? O que estamos fazendo? Estamos alinhados com essa nova realidade?

Arregaçar as mangas

Em 2019, muito já deveria ter sido feito. Se ainda não foi feito, ainda há tempo. Mãos à obra. Vamos arregaçar as mangas e mergulhar nesse trabalho.

*Engajar nossa equipe, fazendo cada um se sentir parte da solução. Esse é o caminho carreto para que uma equipe seja engajada no crescimento da farmácia. Dê um propósito a ela e você receberá milagres em troca.

*O ser humano tem uma força interna que não conhece. Basta instigá-la para que a resposta aconteça.

O perfeito equilíbrio entre tecnologia e gente é um grande passo para o sucesso do varejo farmacêutico em 2020.

Rui de Sá Telles

Whatsapp 19 98237 3900

ruitelles@focomax.com.br

 

×