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Farmacinha de viagem
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A falta da sua profissionalização gera riscos para sua empresa
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2019 – Não basta mudar o calendário

Sua farmácia não vai mudar virando a folhinha – mas pequenas ações podem trazer um enorme impacto no ano novo que se inicia. Vamos direto ao assunto, com algumas dicas básicas de mudanças que realmente podem fazer sua farmácia entrar em novos tempos.

ATENDIMENTO e IMAGEM:

Melhore o atendimento – Seja antes ou depois de uma venda, um atendimento bem feito pode fazer toda a diferença para o cliente. Por isso, construa relacionamentos com os clientes e resolva sua dinâmica de atendimento o mais rápido possível. 

Melhore sua abordagem aos clientes – Treine a equipe para se aproximar do cliente de forma mais adequada, sem parecer indiferente nem inconveniente. Esse primeiro contato pode fazer a diferença na hora de fechar uma venda.

Aprenda a lidar com todo tipo de cliente – Existem muitos tipos de clientes, do simpático ao indeciso, e saber lidar com cada um deles ajuda a melhorar as taxas de conversão. Estude o cliente, entenda suas necessidades use todas as formas de banco de dados e informações sobre seus clientes e clientes em geral.

Cuide da imagem de sua loja. Tenha uma loja externa e internamente agradável bem organizada, layoutizada e com categorias bem definidas.

LIDERANÇA:

Lidere – Seja qual for o seu tipo de liderança, é preciso se mostrar disponível e tomar decisões junto aos colaboradores. Ser líder ajuda a inspirar e engajar os funcionários.

Cause boa primeira impressão – Causar uma boa impressão depende também da aparência. Vista-se adequadamente e cuide da imagem profissional. Pessoas bem-sucedidas têm ótima imagem pessoal e profissional.

Inspire-se em bons exemplos – Os erros e acertos de outros empreendedores podem ser a ajuda que falta para o seu negócio. Aproveite os bons exemplos de outras empresas para se inspirar.

Construa valores – Ética e meritocracia são valores que sua empresa deve ter para conseguir se desenvolver e ser sustentável.

CAPACITAÇÃO e MOTIVAÇÃO:

Estude – Procure livros e palestras online com dicas práticas de problemas do seu negócio. Faça uma lista do que poderia ser melhorado e busque histórias de quem já superou algo parecido para se inspirar.

Contrate bons funcionários. A contratação de um novo funcionário precisa ser bem pensada. Analise o candidato, converse com ele; nem sempre o currículo diz tudo. Só uma boa equipe será capaz de ajudar seu negócio crescer.

Motive a equipe – É tarefa do empreendedor se empenhar em manter a equipe motivada. Histórias de superação e recompensas ajudam nesta tarefa.

Organize treinamentos – Treinamentos são essenciais para manter todos atualizados e prontos para o trabalho. É importante saber quais são os melhores momentos e formatos de treinamentos e garantir que todos participem.

Capacite-se para vender mais – Procure informações sobre o tema que possam trazer dicas e soluções para melhorar as vendas de sua empresa.

Recompense seus vendedores – Recompensar os vendedores é uma forma de manter a equipe motivada. Elogios, folgas e presentes são formas de reconhecer o bom trabalho na sua pequena empresa.

GESTÃO e CONTROLES:

Separe tarefas urgentes e importantes – Dar prioridade ao que realmente interessa é indispensável. Na rotina corrida, o empreendedor corre o risco de confundir urgências com tarefas importantes. Organize-se, delegue tarefas e acompanhe os indicadores do negócio para não confundir mais.

Tenha planilhas de controle e de indicadores – Ter planilhas para controlar o negócio é um dos passos para ter sucesso. Controle os indicadores, fluxo de caixa e contas mensais para não perder o controle. Tenha um demonstrativo de resultados da empresa toda e loja por loja.

Livre-se de maus hábitos financeiros – Se você mistura contas pessoais com as da empresa, este é o momento de mudar esta atitude. Livrar-se de maus hábitos nas finanças da empresa pode representar ganhos.

Faça um checkup nas finanças – Organize as contas, procure gastos desnecessários e faça uma limpeza. Assim, é possível verificar a real situação da empresa e até fazer investimentos

Conheça suas dívidas – Ter dívidas nem sempre é ruim. O problema é não conhecer os limites e aplicar mal o dinheiro do negócio. Faça uma análise das dívidas e reveja o plano de pagamento.

Gaste menos – Cortar custos, mesmo os que parecem inofensivos, é uma maneira de ganhar rentabilidade. Procure fazer mais pelo negócio gastando menos e medindo os resultados no período.

Avalie a margem de lucro – Conhecer a margem de lucro ideal dos produtos, os custos envolvidos e precificação ideal são providências essenciais para melhorar os resultados.

Cuide do estoque e do mix – O estoque é o coração da empresa: se ele não vai bem, nada mais pode ir bem.

Negocie melhor, tenha parceiros confiáveis – Aprender a negociar ajuda a tomar decisões melhores – de uma reunião com fornecedores até a contratação de novos funcionários.

MARKETING e VENDAS:

Trace uma estratégia de marketing – Fazer um plano estratégico é colocar no papel o caminho que se pretende percorrer para atingir os objetivos do negócio. Dedique algum tempo a elaborar esse plano.

 

Use as redes sociais – Crie um blog, site – esteja nas mídias. Uma empresa fora das redes sociais não existe para muitos consumidores. Faça uso criativo das redes e mantenha o perfil atualizado. Use conteúdos para divulgar e informações que possam conquistar mais consumidores. Crie uma campanha no Facebook. O Facebook é responsável por trazer boa parte dos consumidores online das empresas. Pense em campanhas que ajudem a aumentar a atuação do negócio na rede. O ideal é ter alguém dedicado a essa atividade diariamente.

 

Por último e não menos importante: não desanime – O ano de 2109 é, por enquanto, um enigma. Manter uma empresa inovadora, e em estado de competição com as demais, pode, às vezes, desanimar. Mas manter o ânimo é importante para que o negócio sobreviva e tenha sucesso.

Que venha 2109, cheio de desafios e sucessos!

Silvia OSSO

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