fbpx
Orgulho de ser farmacêutico
19 jan, 2024
Afinal, o que são os medicamentos biossimilares?
24 jan, 2024

20 de janeiro Dia do Farmacêutico

Depoimento da Dra. Danyelle Marini, Diretora-Tesoureira do CRF-SP

Os farmacêuticos atualmente integram uma profissão com mais de cento e cinquenta áreas de atuação – um mercado em ampla expansão e um cenário de conquistas de reconhecimento. Temos mais de cem mil profissionais inscritos no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Atualmente nas farmácias são realizados diversos serviços, entre eles: Dispensação de Medicamentos, Aplicação de injetáveis, Aplicação de Vacinas, Manejo de Saúde Autolimitado, Prescrição Farmacêutica, Revisão da Farmacoterapia, Conciliação de medicamentos, Monitorização terapêutica de medicamentos, Gestão e Condição em Saúde e Exames Laboratoriais. No que refere à saúde da população, há hoje tendência de melhora no atendimento e sobretudo na qualidade de vida da população. Já para o farmacêutico, é um momento único de valorização, reencontro com o paciente, contudo ele precisará desenvolver um raciocínio clínico centrado em pessoas – o que normalmente é deficitário durante a formação do profissional. Aliás, é necessário rever as condições com as quais estamos formando os profissionais farmacêuticos.

Pertencemos a uma profissão milenar, com citações bíblicas e um histórico de reconhecimento. Já ultrapassamos a Revolução Industrial, que afetou diretamente a nossa atuação, mas conseguimos rever o nosso papel para a sociedade e reconstruir um futuro.

Como escreveu Monteiro Lobato, somos verdadeiros soldados prontos para atender as necessidades da humanidade.

×