fbpx
Etapas importantes no manejo dos Resíduos na Sala de Serviços Farmacêuticos
21 dez, 2023
Orgulho de ser farmacêutico
19 jan, 2024

20 de janeiro Dia do Farmacêutico

20 de janeiro Dia do Farmacêutico

A homenagem da Abcfarma a nossos parceiros indispensáveis na promoção da saúde, do bem-estar e do uso racional de medicamentos nas 100 mil farmácias brasileiras. Aqui, um raio-x das atuais atribuições dos farmacêuticos num país que acaba de ultrapassar a marca de 100 mil farmácias e drogarias.

Feliz Dia do Farmacêutico, Feliz Reinvenção!

Por Dra. Betânia Alhãn

Neste ano de 2024, faz dez anos que a Lei 13021/2014 foi publicada. Considerada um divisor de águas, essa lei oficializou o reconhecimento de farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, possibilitando a oferta de serviços como furar orelha, aplicar medicamentos injetáveis, fazer dosagem de glicemia e aferição de pressão.

Em 2017, com a publicação da RDC nº 197/2017, houve a permissão para a atuação do farmacêutico nos serviços de vacinação.

Em 2020, a publicação da RDC nº 377/2020, medida em caráter temporário e excepcional durante o período da pandemia, permitiu aos farmacêuticos a realização do teste de COVID em farmácias e drogarias

.

Em 2022, a publicação da Resolução CFF nº 727/2022, viabilizou a Telefarmácia como o exercício da Farmácia Clínica mediado por Tecnologia da Informação e de Comunicação.

Em 2023, a publicação da RDC 786/2023 possibilitou mais uma oportunidade para os farmacêuticos ampliarem sua atuação como profissionais de saúde, através da realização de exames de análises clínicas em farmácias e drogarias.

Essas legislações aumentaram a responsabilidade dos farmacêuticos que, além de cumprir com as boas práticas farmacêuticas, lidar com a fiscalização do Conselho Regional de Farmácia e da Vigilância Sanitária,  passaram a contribuir para o perfil epidemiológico do município, através da notificação das vacinas e da notificação de doenças compulsórias e efeitos adversos – além, principalmente, da orientação do uso racional de medicamentos. Mesmo atuando em empresas privadas, esses profissionais estão envolvidos no planejamento da saúde pública.

Praticamente a cada triênio temos uma nova legislação voltada para o varejo farmacêutico, diante da velocidade com que surgem novas tecnologias. As inovações são constantes no dia a dia da população, impactando no comportamento de pacientes/clientes, exigindo assim que o farmacêutico se reinvente, através de novas formas de compartilhar seu conhecimento.

Reinventar-se profissionalmente é, mais do que uma escolha, uma necessidade no mundo empresarial, é um desafio essencial na carreira de qualquer profissional.

Compreender as rápidas mudanças no mercado de trabalho e as novas demandas de habilidades é o primeiro passo para uma reinvenção eficaz. A capacidade de se adaptar e se renovar pode diferenciar o profissional no cenário competitivo atual.

Manter a mente aberta, ter atitude proativa, adaptar-se às mudanças e estar disposto a aprender continuamente sobre o desenvolvimento pessoal e profissional são aspectos fundamentais. Isso pode significar voltar aos estudos, buscar novas certificações ou até mesmo mudar de setor.

A capacidade de se ajustar a novos ambientes, aprender rapidamente e se preparar para as mudanças, vai diferenciar o farmacêutico no mercado de trabalho – e abrir portas para novas oportunidades de carreira que estão surgindo.

Que as comemorações do dia 20 de janeiro sejam a força motriz para o desenvolvimento e o crescimento profissional para todos os farmacêuticos.

Um grande abraço aos colegas

 

Betânia Alhãn – Farmacêutica, coordenadora do Departamento Regulatório da Abcfarma.

×