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15 DE SETEMBRO – O Dia do SEU Cliente: 10 regras de fidelização

Por Silvia OSSO

Criado para homenagear os consumidores, o Dia do Cliente, celebrado no Brasil em 15 de setembro, é uma boa oportunidade para a farmácia estreitar o relacionamento, promover fidelização e agradecer os clientes por comprarem produtos, serviços ou prestigiar seu estabelecimento. Como fazer isso? Conheça aqui 10 lições essenciais. Ok, está em cima da hora para este ano? Então guarde este decálogo para o presente e o futuro.

Além de homenagear os clientes, as empresas aproveitam esse dia para promover ações especiais, como sorteios, descontos e distribuição de brindes. Qualquer oportunidade para vender mais deve ser bem aproveitada. Portanto, criar uma campanha promocional para o Dia do Cliente é para ontem!

Que benefícios podem ser tirados dessas campanhas?

  • Maior visibilidade para a loja
  • Potencialização das vendas
  • Aumento do ticket médio e vendas adicionais
  • Atração de novos consumidores
  • Melhoria da experiência de consumo
  • Fidelização dos clientes.

Seguem aqui 10 sugestões para tirar proveito dessa celebração:


1- Crie uma campanha especial para o dia e divulgue antecipadamente

Faça campanha através do seu marketing digital, criando uma campanha segmentada de Dia do Cliente, enviando mensagens de e-mail marketing e outras mídias para cada grupo de consumidores conforme suas características, lembrando do significado dessa data. Nessas comunicações é possível divulgar as ações que a empresa pratica, compartilhar dados positivos sobre a reputação da sua marca, números de vendas, compartilhar depoimentos de consumidores satisfeitos, entre outras informações que exaltem os diferenciais. Se possível, crie um layout para a campanha e reproduza-o também em publicações no site, blog e redes sociais.

 2- Promova sua marca online

Aposte na presença da sua marca no ambiente online e deixe claras suas intenções com o Dia do Cliente. Uma ideia é manter a interação com o público pelas páginas virtuais da loja. Crie caixinhas de perguntas para saber o que eles esperam da campanha promocional, faça enquetes. Faça posts criativos e abuse da hashtag #diadocliente.

 3- Planeje as ofertas

Fazer promoções é uma praxe no varejo, mas é preciso cuidado para não ter prejuízos com a política de preços. Por isso, planejar é o melhor caminho. Planeje os objetivos que quer alcançar com o Dia do Cliente. Além disso, quais produtos pretende destacar na campanha; onde vai colocá-los em pontos extras nas respectivas categorias ou onde expô-los em pontos de visibilidade da loja. Os pontos extras devem ser mais atrativos que o habitual, para que o consumidor se ambiente na campanha.

 4- Ofereça experiência e ouça os consumidores

Investir no Dia do Cliente é uma forma de promover uma melhor experiência de compra aos seus consumidores, tanto na loja física quanto na digital. Por isso, são necessárias estratégias corretas. Como são campanhas atípicas, você pode ousar um pouco mais e isso inclui também o pós-venda. Pergunte ao cliente o que achou das ofertas ou da ação que você promoveu. Veja como foi a entrega e se ele tem algum feedback sobre a campanha do Dia do Cliente e o atendimento. Faça uma simples pesquisa de satisfação presencial ou que possa ser enviada pelo próprio WhatsApp, e-mail ou via SMS. Essa é uma ação que ajuda a fidelizar o cliente.

 5- Capacite as equipes

Para que a campanha tenha sucesso, é preciso praticar primeiro uma comunicação coesa e assertiva com os colaboradores. Treine as equipes para que todos estejam por dentro da ação. Elas precisam estar aptas a esclarecer todas as dúvidas dos clientes, seja no PDV ou nos canais de comunicação virtuais da loja. A padronização dessas informações é muito importante. Daí a necessidade de uma breve capacitação. Informe detalhadamente aos colaboradores sobre todos os produtos, categorias que estarão em oferta, o prazo e preços da promoção.

6- Dê descontos

Quem não gosta de um bom desconto? O Dia do Cliente é uma boa oportunidade para oferecer seus produtos ou serviços com preços reduzidos. A melhor ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior na medida em que o cliente compra mais.

 7- Faça sorteios ou promova concursos

Outras possibilidades para animar os clientes é sortear prêmios. Não precisa ser algo físico: dá para sortear cupons promocionais, experiências. As possibilidades são muitas, e a escolha ideal vai depender do público-alvo da sua farmácia. É importante conhecer as preferências deles para que a ação tenha mais engajamento. Que tal promover um concurso para engajar os consumidores e fortalecer a marca? Concursos de melhor frase, melhor foto, ou melhor, vídeo já são clássicos, mas é possível ir além – por exemplo, estimulando os consumidores a compartilharem uma história que viveram com sua empresa ou a maneira como usam os produtos ou serviços ali consumidos. Uma boa ideia é estimulá-los a participar compartilhando o texto ou imagem nas redes sociais, o que ajuda a movimentar sua presença na internet também.

 8- Ofereça amostras e brindes

Oferecer amostras ou testes gratuitos de produtos ou serviços é uma boa maneira de atrair novos consumidores ou de estimular os atuais a comprarem outras soluções oferecidas. Pode até investir em brindes personalizados com sua marca para celebrar a data – e ainda fazer com que seus consumidores lembrem-se do seu negócio enquanto usam os itens no dia a dia.

 9- Oferte exclusividade

Fuja do mais do mesmo e promova na sua loja uma campanha que seja exclusiva para os seus clientes. Contar com produtos em oferta é bom, mas não é unânime. Vá além! Aposte em um programa de fidelidade, como cupons de desconto e dinheiro de volta, o tal “cashback”. Crie uma comunicação direta com os consumidores e mostre a eles vantagens que terão ao comprar com você no Dia do Cliente. Peça aos fornecedores parceiros produtos que possam dar como brindes, mas os personalize colocando uma mensagem pessoal em agradecimento pela preferência e homenageando o cliente no… Dia do Cliente, para se diferenciar.

 10- Faça entregas gratuitas e rápidas

Quem compra online tem como um dos principais motivadores o FRETE GRATIS. Pelo menos na data da campanha, organize-se financeiramente e logisticamente para oferecer a entrega livre de taxas e… rápidas. Você pode estimular um valor limite de compra para garantir o frete grátis ou oferecer entrega gratuita por um determinado raio de distância, se o seu objetivo é fidelizar a clientela vizinha ou conquistar clientes de outras regiões. O frete grátis é outra ação interessante para o Dia do Cliente. Se você trabalha com entregas, esse é outro bom desconto a oferecer.

 

Silvia OSSO é palestrante e consultora de empresas. Jornalista, especialista em varejo, é autora dos livros: Atender bem dá lucro; Programa Prático de Marketing para Farmácias; Administração de Recursos Humanos e Liderança para todos. Visite seu canal no YouTube: Silvia OSSO ou a encontre em outras mídias sociais.