fbpx
Atriz de “A Grande Família” está tratando esclerose múltipla também com Cannabis medicinal
22 jun, 2022
EMS Marcas fatura R$666,4 milhões e projeta crescer o dobro nesse segmento
22 jun, 2022

10 milhões de pessoas sofrem de osteoporose no Brasil: Confira 5 dicas para evitar lesões e manter a saúde óssea

À medida que a população envelhece e adquire hábitos pouco saudáveis, as estruturas ósseas podem ser comprometidas. De acordo com dados divulgados pela Federação Internacional de Osteoporose (IOF), mais de 10 milhões de pessoas sofrem da doença no Brasil, caracterizada pela baixa densidade óssea, responsável por tornar essas estruturas porosas, frágeis e mais suscetíveis a fraturas. Ainda de acordo com a entidade, em todo o mundo, a cada cinco homens, um apresenta lesões ósseas. Para mulheres, o número é ainda maior: uma a cada três mulheres sofre com problemas de saúde musculoesquelética como consequência do avanço da osteoporose.

Embora seja um cenário preocupante, a boa notícia é que a manutenção da saúde óssea pode ser feita de forma simples, adotando algumas mudanças na rotina, ingerindo alimentos que contribuem para o fortalecimento dessas estruturas e seguindo um calendário anual de prevenção e consultas médicas regulares. Com incidência mais alta entre as mulheres, em idade próxima ao início da menopausa e de histórico familiar propenso à doença, pacientes que se enquadrem nesse grupo de risco devem ter atenção redobrada e adotar medidas como as elencadas a seguir.

Atividades físicas com peso

Os ganhos à saúde trazidos pela prática de atividades físicas são inúmeros, inclusive para as estruturas ósseas. Quando realizados com peso, como é o caso da musculação, essas atividades ajudam a fortalecer os músculos e reduzem os impactos da rotina diária sobre os ossos e as articulações. Para quem não gosta de frequentar as academias, atividades que utilizam o peso do próprio corpo, como caminhadas, também são indicadas.

Alimentação saudável

Seguir uma dieta saudável, rica em nutrientes como cálcio, magnésio, zinco e vitamina D, é essencial para o fortalecimento dos ossos. Enquanto o cálcio é responsável por garantir a rigidez dessas estruturas, uma absorção efetiva só acontece quando combinado com os demais minerais e vitaminas. Consumir alimentos como diferentes tipos de leite e derivados, vegetais verde-escuros, castanhas e sementes como o gergelim e a linhaça, além de suplementos alimentares, pode ajudar a manter o percentual diário recomendado para evitar futuras lesões.

Consultas médicas e exames regulares

Assim como as consultas frequentes com os demais especialistas, visitas periódicas ao médico reumatologista e ao ortopedista é essencial para o acompanhamento da saúde óssea. Principalmente em casos de pacientes com histórico familiar, exames físicos e outros mais específicos, como a densitometria óssea, podem ser realizados anualmente para avaliar a densidade das estruturas e permitir o diagnóstico precoce da doença.

Adaptação do ambiente doméstico

A prevenção das lesões começa em casa. Um ambiente doméstico seguro, livre de áreas derrapantes e degraus, adaptado com barras de apoio no chuveiro, por exemplo, pode garantir um menor risco à ocorrência dos acidentes.

Consumo excessivo de substâncias e medicamentos

É preciso também atenção ao consumo excessivo de substâncias como o café – que pode ser um bloqueador da absorção de cálcio – bebidas alcoólicas, cigarros e medicamentos, como sedativos e analgésicos, que podem afetar o equilíbrio e levar a quedas.

Aos pacientes que sofrem com doenças ósseas ou tenham interesse em adquirir mais conhecimento sobre a saúde musculoesquelética, a Zimmer Biomet lançou recentemente o portal The Ready Patient. Por meio de diversos artigos publicados no canal, é possível entender um pouco mais sobre a temática, diagnósticos, curiosidades, dicas de vida saudável, preparo e recuperação de cirurgias como as de quadril e joelho.

Acesse www.thereadypatient.com.br e confira o conteúdo completo.

 

Sobre a Zimmer Biomet

Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fabrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet tem operações em mais de 25 países, incluindo o Brasil.