fbpx
Surto de Meningite em SP: como se prevenir
05 out, 2022
10 de Outubro: Dia Internacional da Saúde Mental
06 out, 2022

10 anos de Grupo FarmaBrasil

10-anos-de-grupo-farmabrasil

Livro narra trajetória de uma década da indústria farmacêutica nacional

Construindo a Inovação” foi lançado durante seminário no Ministério das Relações Exteriores

O seminário “O Futuro da Indústria Farmacêutica no Brasil” realizado nesta quarta-feira (5/10), no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, abrigou também o lançamento do livro “Grupo FarmaBrasil 10 anos – Construindo a Inovação”, que relata a trajetória das empresas filiadas à associação que reúne laboratórios farmacêuticos de capital nacional de pesquisa, desenvolvimento & inovação. O livro relata a história que transformou, em uma década, empresas consideradas coadjuvantes em players centrais do setor farmacêutico.

O texto descreve os desafios enfrentados pelas empresas associadas ao Grupo FarmaBrasil (GFB) e seus significativos resultados, ampliando o acesso dos brasileiros a medicamentos de qualidade, tornando-os mais acessíveis e, a cada momento, mais inovadores.

“É extremamente importante uma publicação que apresenta o percurso da Indústria Farmacêutica nacional. No livro, são apresentados números para avaliar o que somos e onde chegamos em termos de indústria e produção. São dados de fontes oficiais que apresentam e podem ser aprofundados por quem tiver interesse no tema”, afirma o presidente do Conselho do Grupo FarmaBrasil, Dante Alário.

Fortalecidos e com estrutura técnica comparável aos melhores laboratórios farmacêuticos do mundo, os associados ao GFB são responsáveis pela completa reconfiguração do setor produtivo brasileiro de medicamentos nos últimos anos. Das dez maiores empresas farmacêuticas em operação no país, cinco são de controle de capital nacional e quatro delas integram o GFB.

“Não são pequenos os números para demonstrar a pujança e o caráter estratégico da indústria farmacêutica para o Brasil. A construção do futuro do setor está se dando sobre sólidos alicerces. Por isso, o foco central da publicação é a construção do processo de inovação nessa grande área da saúde, com recorte aprofundado para a produção de medicamentos no Brasil”, comenta o presidente-executivo do GFB, Reginaldo Arcuri, que apresentou o livro aos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, e das Relações Exteriores, Carlos França.

Fundado em junho de 2011 para conduzir a representação institucional da indústria farmacêutica brasileira de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), hoje o Grupo FarmaBrasil reúne 13 empresas brasileiras de capital nacional: Aché, Althaia, Apsen, Biolab, Biomm, Bionovis, Blanver, EMS, Eurofarma, Hebron, Hypera Farma, Libbs e ReceptaBio.

Essas empresas respondem juntas por 30% de todo o volume de medicamentos fabricados no Brasil, empregam mais de 30 mil colaboradores e investem, em média, acima de 8% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento (P&D), superando a média da indústria farmacêutica e farmoquímica brasileira, situada na faixa de 2,4%.

Além de investir no desenvolvimento de fármacos e medicamentos de síntese química de alta complexidade, assim como fitoterápicos, as empresas do Grupo FarmaBrasil também estão voltadas ao desenvolvimento de medicamentos biológicos, de alta relevância terapêutica no Brasil, o que impacta no desenvolvimento da indústria nacional, na ampliação do acesso com qualidade a tratamentos de alto custo, além de contribuir para o equilíbrio dos gastos públicos e efeito positivo sobre a balança comercial de medicamentos.

Fonte: GBR Comunicação

×