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Revista Digital ABCFARMA
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Você sabe onde estão as oportunidades escondidas em sua farmácia?
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Plano de expansão da franquia Max favorece a farmácia independente

Selo Max é um modelo alternativo desenvolvido pela rede para criar oportunidades ao pequeno empresário impactado pela concorrência com as grandes redes

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado do Brasil, movimentando R$ 11,6 bilhões em vendas de janeiro 20 a setembro 20, de acordo com dados da IQVIA, empresa que audita o setor. Ao todo são 6.124 estabelecimentos farmacêuticos, sendo 4.924 farmácias independentes, que representam 80,40% em PDVs, porém apenas 39,80% do faturamento total do mercado.

A falta de uma gestão estruturada para o negócio faz com que pequenos empresários adotem ocasionalmente uma estratégia comercial que compromete a rentabilidade do negócio e, consequentemente, reduz sua capacidade enfrentar a concorrência.

E é para esse mercado que as Drogarias Max vão direcionar seu novo plano de expansão. “No cenário atual, as drogarias independentes estão cada vez mais buscando aprimorar sua gestão e ter acesso a melhores condições comerciais. A forte expansão das redes de grande e médio porte e a redução da rentabilidade do setor em geral são fatores que deixam os independentes numa posição de desvantagem”, avalia Fábio Pinto, CEO da franquia.

Entenda o plano de expansão da Max

Para ajudar o independente a crescer e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo mais flexível sem perder o foco da franquia, as Drogarias Max diversificaram-se e criaram um modelo de adesão diferenciado do atual, chamado Selo Max.

No Selo Max, o lojista terá acesso a diversos benefícios e serviços que sozinho ele teria dificuldades para implantar, entre eles, indicadores de gestão da loja, comparativo de performance de mercado, simulador para definição de metas, política de precificação, Manual de Operações de Loja, negociação centralizada das taxas de cartão, acesso a linhas de crédito especiais e, principalmente, acesso a todas as condições comerciais negociadas pela Bandeira Max com o mercado.

O valor da mensalidade é de R$ 699,00 durante os primeiros 12 meses. Após esse período, o empresário tem a opção de migrar para o modelo Bandeira Max, passando inclusive a aderir à identidade visual da franquia. “O Selo Max é um estágio de transição para a Bandeira Max, no qual a drogaria terá acesso imediato aos serviços da franquia sem necessidade do investimento inicial para layoutização da loja”, complementa Fabio Pinto.

Depois desse estágio inicial, o empresário será incentivado a migrar para o modelo mais completo. Na Bandeira Max, a drogaria passa a se beneficiar de maneira integral do que a rede pode oferecer, como pacote de mídia, acesso às ações de trade marketing e encartes promocionais.

A migração para a Bandeira Max é desejável, mas não obrigatória. O lojista pode optar por permanecer no modelo Selo Max pelo tempo que desejar, porém a mensalidade passa para R$ 1.190,00 após os 12 meses.

Vale destacar que o plano de expansão prevê também uma flexibilização no valor da mensalidade para quem aderir logo de início como Bandeira Max. Assim como no Selo, os 12 primeiros meses saem por R$ 699,00, porém será necessário um investimento inicial para layoutização da loja. No Selo Max, a drogaria não faz imediatamente a mudança de layout.

Sobre as Drogarias Max

A rede Drogarias Max é a primeira franquia de farmácias do Brasil associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ela foi fundada na década de 1980 por quatro amigos empresários do segmento: Marlécio Abreu, Francisco Veras, Luiz Carlos de Souza e João Vargas. Em 2010, em um processo de sucessão na gestão da empresa, dois dos filhos dos sócios assumem a direção da rede e implementam importantes mudanças na franquia, modernizando sua estrutura e forma de atuação no mercado. Atualmente, a rede possui 120 lojas franqueadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, que juntas faturam, em média, R$ 27 milhões por mês.  Desde 2014, conquista consecutivamente o Prêmio Excelência em Franchising, concedido pela ABF.